O presidente Lula esteve na capital do estado do Rio Grande do Sul nesta segunda feira e sancionou uma lei de preservação, ou seja reaproveitamento do lixo orgânico no estado, em nota o presidente disse 'Está é uma revolução em termos ambientais'.
Esta lei não deveria ser sancionada não apenas no Rio Grande do sul e sim em todo o Brasil. O estado é o que mais produz lixo dados estatísticos apontam que a cidade de Dois Irmãos é a que produz 1,7 toneladas de lixo.
Lixo é um problema que deve ser levado muito em consideração pois o seu destino final errado pode acarretar em sérios problemas de saude para familias de baixa renda que moram por ali por causa das pilhas alcalinas, chorume sem falar do cheiro desagradável.
Pois acabam contaminando o solo expandindo-se para solos vizinhos e a contaminação dos lençóis freáticos levando ao desaparecimento do mesmo e causando erosão no solo ou torna-se arenoso.
Uma medida a ser tomada nos lares Brasileiros seria a separação do lixo em orgânico, vidros, pilhas etc.. Sendo que pilhas podem ser recarregáveis ou ser levadas de volta a empresa para que seu destino final seja seguro para o meio ambiente. Quanto ao lixo orgânico a compostagem é o mais adequado pois fertiliza o solo e as plantas sendo alimentícias ou para jardinajem nascerão mais 'bonitas'.
Se todos ou pelo menos uma pequena parte dos Rio Grandenses e Brasileiros tomassem essas medidas sócio-ambientais o acúmulo de lixo se reduziria e implicaria no futuro que é o que tanto preocupa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário